Dia Mundial do Rim 2025: Quase mil atendimentos em Campo Grande/MS reforçam a importância do cuidado com a saúde renal
- ABREC associação
- 17 de mar.
- 2 min de leitura

Nesta última quinta-feira (13), a Praça Ary Coelho foi palco de uma grande ação de saúde em alusão ao Dia Mundial do Rim. Durante o evento, a Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (ABREC MS) e parceiros, atenderam quase a expectativa estipulada de mil pessoas, oferecendo exames gratuitos de pressão arterial, glicemia e IMC, além do exame de creatinina para aqueles que apresentaram fatores de risco.
Inicialmente, nossa previsão era realizar 100 testes de creatinina, em parceria com o Laboratório LBD, mas o número ultrapassou 270 exames, um indicativo alarmante de que a população está cada vez mais vulnerável a doenças como diabetes e hipertensão – principais fatores de risco para a doença renal crônica. Esses números reforçam a urgência de ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce.
Nosso evento só foi possível graças ao apoio e dedicação de muitas mãos unidas pelo cuidado com a saúde renal. A ABREC MS agradece imensamente:
- Prefeitura de Campo Grande/MS, Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar) pelo suporte essencial para tornar esse evento realidade.
- Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e à farmacêutica e gerente técnica de doenças crônicas da SESAU, Bárbara Pires, por viabilizarem os exames gratuitos de pressão arterial e glicemia, permitindo que centenas de pessoas tivessem acesso a esse cuidado.
- Laboratório LBD, parceiro da ABREC MS desde 1990, por disponibilizar os exames de creatinina e oferecer uma equipe dedicada para atender a população.
- Instituto de Oftalmologia de Mato Grosso do Sul (IOMS) e à oftalmologista Vanessa Barbieri e sua equipe, por realizarem exames de fundo de olho para detecção da retinopatia diabética.
- Dra. Elsa Gonçalves, nefrologista do Hospital Regional de Campo Grande e professora de Nefrologia da UFMS, que contribuiu no atendimento ao público e levou as Ligas Acadêmicas de Nefrologia da UFMS e UEMS para auxiliar na realização dos exames e orientações à população.
- Acadêmicos das Ligas Acadêmicas de Nefrologia da UFMS e UEMS, que atuaram com comprometimento na realização dos exames e orientações.
- Professoras Patrícia Parede e Maria Isabel Nunes, da Unigran, que mobilizaram os estudantes de Biomedicina, Enfermagem e Nutrição, garantindo um atendimento de qualidade e dedicação ao público presente.
- A toda equipe ABREC MS, que trabalhou incansavelmente para levar mais saúde, informação e qualidade de vida à nossa população.
Nosso muito obrigado a todos que participaram desse dia mundial do rim que foi tão especial! Juntos, seguimos firmes na missão de conscientizar e prevenir doenças renais.
Comments